Mesmo enfrentando dificuldades, as mulheres ganham cada vez mais espaço na liderança das franquias no Brasil.
Segundo a pesquisa produzida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os desafios ao empreendedorismo feminino ainda são grandes, mas importantes conquistas foram alcançadas. O último levantamento, realizado mostra o avanço: 49% do setor de franquias é comandado pelo público feminino.
O número de mulheres que trabalham em empreendimentos com pelo menos três anos de mercado cresceu 15,4%, enquanto o total de homens foi de 12,6%. Isso mostra que empresárias e franqueadas vêm conquistando espaço e excelentes resultados no mundo dos negócios.
No Kumon, maior microfranquia educacional do país, que conta com quase 1.500 unidades espalhadas pelo Brasil, 96% dos franqueados são lideradas pelas mulheres. De acordo com Julia Shiroiwa, gerente de expansão da rede, entre os motivos para elas optarem pelo modelo de franquia estão a realização pessoal e profissional.
“Antes de escolher o negócio para atuação, as mulheres costumam fazer uma análise detalhada. Elas valorizam muito o atendimento da rede durante a fase de pesquisa e processo seletivo/treinamentos, as oportunidades para conhecer outros franqueados e buscam um negócio que, além do retorno financeiro, traga satisfação e realização profissional e pessoal”, diz.
Ainda de acordo com a pesquisa da ABF, os principais motivos apontados pelas mulheres que optam pelo franchising estão: suporte para a operação dos negócios, apoio na localização para a instalação do negócio, segurança para estar no mercado e a possibilidade de estar mais próximas da família.
O público feminino procura identificação com a atividade oferecida e avalia a rotina de trabalho para conciliar com a familiar, independente do segmento de atuação. O importante é colocar em prática a capacidade de empreender, vencendo desafios e conquistando novos espaços no mercado de trabalho.